sábado, 2 de fevereiro de 2013

Como utilizar a Internet na Educação


A distância hoje não é principalmente a geográfica, mas a económica (ricos e pobres), a cultural (acesso efetivo pela educação continuada), a ideológica (diferentes formas de pensar e sentir) e a tecnológica (acesso e domínio ou não das tecnologias de comunicação). Uma das expressões claras de democratização digital manifesta-se na possibilidade de acesso à Internet e em dominar o instrumental teórico para explorar todas as suas potencialidades.
A Internet também está a explodir na educação. Universidades e escolas correm para tornar-se visíveis, para não ficar para trás.
A educação presencial está a modificar-se significativamente com a Internet. As paredes das escolas e das universidades abrem-se, as pessoas intercomunicam, trocam informações, dados, pesquisas. A educação continuada é otimizada pela possibilidade de integração de vários media, acedendo-as tanto em tempo real como de forma assíncrona, isto é, no horário favorável a cada indivíduo, e também pela facilidade de pôr em contato educadores e educandos.
Na Internet, encontramos vários tipos de aplicações educacionais: de divulgação, de pesquisa, de apoio ao ensino e de comunicação. A divulgação pode ser institucional - a escola mostra o que faz - ou particular - grupos, professores ou alunos criam as suas home pages pessoais, com o que produzem de mais significativo. A pesquisa pode ser feita individualmente ou em grupo, ao vivo - durante a aula - ou fora da aula, pode ser uma atividade obrigatória ou livre. Nas atividades de apoio ao ensino, podemos conseguir textos, imagens, sons do tema específico do programa, utilizando-os como um elemento a mais, junto com livros, revistas e vídeos. A comunicação ocorre entre professores e alunos, entre professores e professores, entre alunos e outros colegas da mesma ou de outras cidades e países. A comunicação dá-se com pessoas conhecidas e desconhecidas, próximas e distantes, interagindo esporádica ou sistematicamente.

5 comentários:

  1. Realmente o "nosso mundo" fica muito mais alargado com a internet! E este acesso alargado tem grande potencial educativo. Concordo contigo.

    ResponderEliminar
  2. Olá! Gostei do teu blog...e realmente o acesso a internet facilita e ajuda o nosso dia-a-dia...

    Nota: Não percebo pq sempre azul? mas...

    ResponderEliminar
  3. Desta vez apenas porque gostei dos números no fundo... mas preferia laranja! Ou cor de rosa!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o que foi dito sobre a Internet na educação. É uma mais valia no processo de ensino-aprendizagem! Cada vez mais é utilizada na procura de informação, para divulgar o trabalho individual ou para conviver e conhecer pessoas! De facto foi um "boom" na nossa vida :-)

    ResponderEliminar